DOCUMENTO POLÍTICO DA "MOBILIZAÇÃO PELA REFORMA POLÍTICA"


DOCUMENTO POLÍTICO APROVADO NO SEMINÁRIO NACIONAL DOS DIAS 27, 28 e 29 DE MARÇO/07, REALIZADO EM BRASÍLIA

POR UMA REFORMA POLÍTICA AMPLA, DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

PLATAFORMA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA A REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO

O momento político pelo qual passa o país vem despertando em toda a sociedade a necessidade de uma reforma política ampla, democrática e participativa. Tanto o governo, quanto o parlamento e a mídia vem colocando a questão no centro dos debates ressaltando a sua urgência, mas de forma restritiva, abrangendo unicamente aspectos do sistema eleitoral. Na maioria das vezes o caráter limitado dessa reforma (eleitoral) também vem sendo apregoado, já se falou até em reforma minimalista, de três pontos. No fim o que está em discussão até o momento são alguns pontos de uma reforma das regras eleitorais e das normas que regem o funcionamento dos partidos.
É nesse contexto que o movimento “Mobilização por uma reforma política ampla, democrática e participativa” se apresenta ao Poder Legislativo e à sociedade e mostra suas propostas para uma reforma do sistema político brasileiro com o objetivo de dialogar com o processo já em andamento no Congresso Nacional para que sejam consideradas nos debates em curso.
Para o movimento “Mobilização por uma reforma política ampla, democrática e participativa” questionar as regras eleitorais e partidárias é muito pouco. É apenas uma parte, considerada por nós importante, mas, insuficiente. O país necessita de uma reforma que coloque no centro dos debates a estrutura do poder e as formas de exercê-lo. Para nós é necessário vencer preconceitos e ousar pensar novas formas de organização dos processos decisórios, permeáveis à participação da sociedade. É urgente democratizar a democracia.
Democracia é muito mais que o direito de votar e ser votado. É preciso democratizar a vida social, as relações entre homens e mulheres, crianças e adultos, jovens e idosos, na vida privada e na esfera pública, as relações de poder no âmbito da sociedade civil.
Portanto, é mais que apenas reformar o sistema político formal é a relação entre Estado e sociedade. É também a forma como as pessoas se relacionam e se organizam. A Reforma Política que defendemos visa radicalizar a democracia para enfrentar as desigualdades e a exclusão, promover a diversidade, fomentar a participação cidadã.
Isto significa uma reforma que amplie as possibilidades de participação política, capaz de incluir e processar os projetos de transformação social que segmentos historicamente excluídos dos espaços de poder, como mulheres, afro descendentes, homossexuais, indígenas, jovens, pessoas com deficiência, idosos e despossuídos de direitos de uma maneira geral trazem para o debate público.
Por isso, defendemos uma reforma que promova uma real transformação nos elementos estruturantes do atual sistema político brasileiro, como: patriarcado, patrimonialismo, oligarquia, nepotismo, clientelismo, personalismo e corrupção.
Esta transformação deve estar alicerçada nos princípios de igualdade, diversidade, justiça, liberdade, participação, transparência e controle social.
É para reivindicar esta “outra reforma” que movimentos sociais, redes, fóruns e Organizações Não Governamentais vêm construindo, desde 2005, a Plataforma dos movimentos sociais para a reforma do sistema político. Essa proposta exige uma reforma ampla que expanda a democracia em cinco diferentes eixos: I. Fortalecimento da democracia direta, II. Fortalecimento da democracia participativa, III. Aprimoramento da democracia representativa: sistema eleitoral e partidos políticos, IV. Democratização da informação e da comunicação e IV. Transparência no poder judiciário.
Solicitamos que o Congresso Nacional priorize, em 2007, a votação da Reforma Política ampla, democrática e participativa. Neste sentido, defendemos a não instalação de uma nova comissão especial e sim que o relatório da comissão da legislatura passada seja levado a votação com a nomeação de relator/a de plenário, com o compromisso de fazer um processo de dialogo com a sociedade civil na elaboração do novo relatório. Avaliamos, que apesar do mencionado relatório ser limitado e não atender a uma reforma política ampla, democrática e participativa esta é a melhor estratégia para que a reforma política seja votada no ano de 2007. Reivindicamos que ao novo relatório sejam incorporados os eixos apresentados pela Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político.
Esses eixos estão compostos por uma série de propostas, como se pode ver a seguir:


EIXO 1

FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA DIRETA: extrapolando a vida partidária e trazendo a participação popular para o centro das decisões políticas e econômicas

Nova Regulamentação e ampliação dos mecanismos de democracia direta previstos na Constituição Federal: plebiscitos, referendos e iniciativa popular;
Possibilidade de convocar plebiscitos, referendos e propor emendas constitucionais por iniciativa popular;
Precedência das iniciativas populares na tramitação e votação, com previsão de trancamento de pauta e votação em caráter de urgência;
Instituição - nos estados e municípios – de mecanismos de participação direta - plebiscito, referendos e iniciativa popular;
Realização de plebiscitos e referendos para acordos internacionais;
Realização de plebiscitos e referendos para emissão de títulos públicos, privatizações e terceirizações dos serviços púbicos essenciais;
Criação de uma política de financiamento público e de controle das doações privadas nas campanhas de formação de opinião nos processos de referendos e plebiscitos;
Construção de uma política pública de educação para a cidadania, oferecendo condições para que a sociedade civil possa influir efetivamente sobre as políticas públicas;
Revogação popular de mandatos eletivos tanto no executivo quanto no legislativo;
Realização de referendo sobre a Reforma Política aprovada pelo Congresso Nacional;

EIXO 2

FORTALECIMENTO DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: por meio da construção de um sistema integrado de participação popular

Participação da sociedade na definição das prioridades de pauta do Congresso Nacional e demais Câmaras legislativas;
Criação de mecanismos de participação, deliberação e controle social das políticas econômicas e de desenvolvimento;
Criação de mecanismos de participação e controle social nas decisões do Banco Central, CMN – Conselho Monetário Nacional e no COFIEX - Comissão de Financiamento Externo;
Estabelecimentos de mecanismos de participação e deliberação, desde a realidade local, para a aplicação de recursos pára - fiscais (recursos públicos que estão fora do orçamento federal) administrados pelo BNDES, Caixa-Econômica, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia;
Criação de mecanismos de participação e de controle social do ciclo orçamentário (formulação/definição, execução, avaliação/monitoramento e revisão) nos âmbitos da União, estados e municípios (Poder Executivo);
Reformulação das Regras de Tramitação do Orçamento no Poder Legislativo: fim das emendas individuais dos parlamentares;
Criação de mecanismos de acesso universal às informações orçamentárias na União, estados e municípios;
Continuidade de planos e programas das políticas públicas deliberados no âmbito de conselhos e conferências, que tenham comprovada a sua efetividade;
Estabelecimento de princípios gerais para nortear a criação de todos os conselhos de políticas públicas;
Criação de mecanismos de diálogo e de interlocução dos diferentes espaços de participação e controle social.



EIXO 3

APRIMORAMENTO DA DEMOCRACIA REPRESENTATIVA: por meio de mudanças nas regras dos sistemas eleitoral e da vida partidária

Financiamento público exclusivo de campanhas com voto de legenda em listas partidárias preordenadas, com alternância de sexo e observância de critérios étnico/raciais, geracionais e de orientação sexual;
Manutenção dos partidos políticos exclusivamente por meio de contribuições de filiados, definidas em convenções partidárias, e dos fundos partidários;
Destinação do tempo de propaganda partidária para ações afirmativas;
Uso de recursos do fundo partidário para a educação política e ações afirmativas;
Implantação da Fidelidade Partidária, perda do mandato em caso de mudança de partido;
Possibilidade de criação de federações partidárias, com sanções em caso de dissolução;
Fim da cláusula de barreira;
Prazo de filiação de um ano antes da realização da eleição ou dois anos, caso já tenha sido filiado a outro partido;
Fim da reeleição para todos os cargos executivos, com ampliação dos mandatos;
Limite de dois mandatos eletivos consecutivos;
Proibição de o/a candidato/a disputar novas eleições antes do término do mandato para o qual foi eleito, tanto no executivo como no legislativo;
Indicação do nome do Suplente de Senador/a conste da cédula eleitoral (urna eletrônica) e que seja submetido a voto;
Fim das votações secretas nos legislativos, em qualquer caso;
Fim da imunidade parlamentar a não ser exclusivamente ao direito de opinião e denúncia;
Fim do direito a foro privilegiado, a não ser no que se refere ao estrito exercício do mandato ou do cargo;
Organização dos debates eleitorais pela Justiça Eleitoral e transmissão facultada aos meios de comunicação;
Fim da publicação de pesquisas às vésperas do pleito (prazo de uma semana antes das eleições para veiculação);
Proibição de contratação de cabos eleitorais nas campanhas;
Fim do nepotismo direto ou cruzado em todo o setor público, e sua classificação como crime no Código Penal;
Fim do sigilo bancário, patrimonial e fiscal de candidatos/as, representantes e ocupantes de altos cargos dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público;
Proibição de que detentores de mandatos e familiares mantenham vínculos administrativos de direção ou de propriedade com entidades ou empresas que prestem serviços ao Estado, sob pena de perda de mandato;
Exigência de concursos públicos para preenchimento de cargos públicos nos três poderes, delimitando claramente os cargos de confiança;
Exigência de concurso público para a escolha dos ministros dos Tribunais de Contas;
Criação, com participação da sociedade civil, de Conselho Nacional de regulamentação do processo eleitoral, tirando este poder do TSE;
Criação de órgão executivo eleitoral independente;
Criação de órgão fiscalizador do processo eleitoral composto pelos Partidos e organizações da sociedade civil, com dotação orçamentária própria;
Manutenção do TSE com a função judiciária. Que seus juízes não sejam os mesmos de instâncias superiores, para evitar que recursos contra suas decisões voltem a cair nas suas próprias mãos ou nas mãos de seus pares;
Estabelecimento de cotas específicas para representantes indígenas nos legislativos federal, estaduais e municipais; estabelecimento de regras próprias adequadas à realidade sociocultural dos povos indígenas.


EIXO 4

DEMOCRATIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO: por meio da construção de um sistema publico de comunicação e do fortalecimento da comunicação comunitária

Instituição de um Sistema Público de comunicação, não-comercial e não estatal, com autonomia administrativa e de gestão financeira;
Instituição de mecanismos de controle público transparentes e democráticos, especialmente no ato de outorga e renovação das concessões das emissoras de radio e televisão;
Fim da repressão e incentivo às rádios e TVs rádios e comunitárias;
Isonomia e fiscalização de propagandas oficiais pagas em meios de comunicação privados;
Criação de política pública de incentivo ao uso de software livre e obrigatoriedade de sistemas de código e protocolos aberto para aplicação de uso publico com auditabilidade;
Instituição do direito de antena para as organizações da sociedade civil.


EIXO 5

TRANSPARÊNCIA NO PODER JUDICIÁRIO: por meio da construção de mecanismos de participação e controle social sobre esse poder

Exigência de concursos públicos para acesso as funções/cargos do Poder Judiciário;
Fim do STF (Supremo Tribunal Federal) e criação de um Tribunal Constitucional como única instancia acima do Superior Tribunal de Justiça;
Criação de conselhos de participação popular e instituição de audiências publicas nos diversos níveis da justiça eleitoral;
Obrigatoriedade de criação de Defensorias públicas municipais;
Criação de corregedorias populares com a participação da sociedade civil para avaliar e fiscalizar a ação do poder judiciário;
Demissão de Juízes/as e promotores/as quando for comprovado caso de corrupção, venda de sentenças, tráfico de influências ou vínculo com grupos criminosos;
Criação e/ou ampliação dos sistemas de informação do Judiciário.


ORGANIZAÇÕES PARTICIPANTES

Participaram do processo de construção da plataforma as seguintes articulações/redes/movimentos* reunidos hoje na Mobilização por uma Reforma Política ampla, democrática e participativa:

- ABONG (Associação Brasileira de ONGs),
- AMB (Articulação de Mulheres Brasileiras),
- AMNB (Articulação de Mulheres Negras Brasileiras),
- ACB- Associação dos Cartunistas do Brasil
- Campanha Nacional pela Educação,
- CEAAL (Conselho Latino Americano de Educação),
- CNLB - Conselho Nacional do Laicato do Brasil
- Comitê da Escola de Governo de São Paulo da Campanha em Defesa da República e da Democracia,
- FAOC - Fórum da Amazônia Ocidental
- FAOR (Fórum da Amazônia Oriental),
- FBO (Fórum Brasil do Orçamento),
- FENDH – Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos
- FES (Fundação Friedrich Ebert)
- Fórum de Reflexão Política,
- FNPP (Fórum Nacional de Participação Popular),
- FNRU (Fórum Nacional da Reforma Urbana),
- Inter-redes Direitos e Política,
- Intervozes,
- MCCE – Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
- MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos)
- Movimento Pró-reforma Política com Participação Popular,
- Observatório da Cidadania,
- PAD (Processo de Diálogo e Articulação de Agências Ecumênicas e Organizações Brasileiras),
- Rede Brasil Sobre Instituições Financeiras Multilaterais,
- REBRIP (Rede Pela Integração dos Povos),
- Rede Feminista de Saúde


* cada rede/fórum/movimento reúne em suas bases centenas de grupos e organizações.


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